top of page
Trabalho 5 - Leituras temáticas recomendadas
Nesta unidade curricular, foram propostas diversas atividades, em que uma delas seria a realização de uma ficha de leitura, sobre os livros sugeridos pela Professora Lia. Em equipa escolhemos o livro “Pensar QUEER: Sexualidade, cultura e educação”, das autoras Susan Talburt e Shirley R. Steinberg.
RESPETIVA DIVISÃO DOS CAPÍTULOS PELA  A EQUIPA :
Ana Margarida Costa - Capítulo 6
Débora Cruz - Capítulo 3
Joana Lopes - Capítulo 2
Sara Vilaça - Capítulo 5
Sónia Oliveira - Capítulo 1
Tatiana Fernandes - Capítulo 2
Ser queer e pensar queer são coisas completamente diferentes, segundo as autoras ser queer está relacionado a um individuo homossexual enquanto pensar queer baseia-se na aceitação dos padrões normais duma dada sociedade. A teoria queer tenta reconstruir o sujeito, evitando quebras na identidade porque se trata de uma construção cultural. Uma das revoltas expostas pelas autoras consiste na afirmação de um individuo enquanto queer, porque por norma, um individuo homossexual evita por completo assumir que o é e isto causa imensos distúrbios.
A criação de um gabinete de apoio homossexual/lésbico para alunos da Universidade Liberal U criou imensas problemáticas e perspetivas controversas, existem aqueles que são a favor e admitem que será benéfico para os indivíduos queer e depois existem aqueles que são contra, estes levam a ideia que tal criação levará a uma série de consequências, principalmente a um rotulo negativo e imoral para a universidade, é muito importante mentalizar a sociedade para que esta aprenda a viver com a diferença, mas infelizmente é uma meta que ainda não foi alcançada.
Com o exemplo do professor homossexual, as autoras têm como objetivo transmitir que ser queer não é ser estranho, é necessário viver com as adversidades dos outros, é muito importante apoiar estes indivíduos que se sentem diferentes porque não seguem os padrões normais da sociedade, isto não é considerado motivo para julgar ou até mesmo ignorar, cada individuo é livre de fazer as suas escolhas. Mas afinal, o que é a queeridade? O objetivo principal desta temática centra-se “dessexualização da homossexualidade”, as personagens queer são os primeiros homossexuais que as pessoas conhecem e isto serve como um importantíssimo exemplo e guia para inúmeras formas de se ser.  Uma das técnicas usadas pelas autoras para falarem sobre a homossexualidade mais a fundo e à vontade centra-se no simples facto de obscurecer a sexualidade queer, porque à medida que os anos passam a quantidade de conteúdo e matérias sobre a sexualidade é abundante, contudo relativa à homossexualidade é mais restrita e isso deixa muito que pensar, para além deste conteúdo ser menos amplo, os indivíduos por norma nem o procuram.
Em suma, é relevante afirmar que o tema homossexualidade continua a ser um tabu na sociedade, contudo com o passar dos anos este tema torna-se mais atual e os indivíduos já não o encaram de forma tão negativa, ser queer não é, de todo, ser estranho, ser queer é ser um individuo com desejos e sentimentos especiais, ninguém escolhe o que se quer ser ou até mesmo do que se vai gostar, simplesmente são opções que o individuo toma com o passar do tempo através de experiencias do seu quotidiano, cada individuo tem o direito de optar por aquilo que sente que é correto para si próprio sem olhar para o que as pessoas à sua volta querem ou pensam.
Universidade do Minho

Universidade do Minho

Escolas e Institutos

Escolas e Institutos

Estátua do Prometeu

Estátua do Prometeu

Instituto de Educação

Instituto de Educação

bottom of page